Cuidados com a pelagem

 

O cuidado com a pelagem do Lulu da Pomerânia precisa ser periódico. O tutor deve escovar o cãozinho duas vezes por semana com escova ou pente para pets. O procedimento é importante para manter os pelos hidratados, sem nós e com aspecto bonito.

 

Como escovar meu Lulu?

 

A forma correta é escovar seu cãozinho no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Faça carinho e ofereça petiscos para tornar o momento mais agradável.

Além da escovação, os banhos devem receber atenção especial. A frequência do banho do Lulu da Pomerânia não deve ser menor que 15 dias, porém também pode ser definida com seu médico veterinário de confiança, o shampoo pode ser escolhido de acordo com a coloração do animal. Existem inclusive shampoos específicos para Lulu da Pomerânia branco, por exemplo. Além disso, utilize máscaras hidratantes para garantir a beleza da pelagem do seu cachorrinho. A colônia pet dá aquele toque final e deixa seu Spitz sempre cheiroso.

Aproveite a hora do banho para cuidar dos ouvidos, olhos e o sorriso do seu Lulu. Faça a higiene bucal com escova, dededeira e creme dental pet. Os olhos e os ouvidos devem ser higienizados apenas com produtos específicos para essas finalidades.

Banho concluído? Utilize a toalha para tirar o excesso de água e com um secador de cabelos na temperatura morna, seque completamente o pelo do animal. Assim, você evita dermatites e fungos. Aproveite a hora mais quente do dia para banhar seu cãozinho com mais conforto e segurança.

 

Como cuidar do Lulu da Pomerânia?

 

Em consequência do porte pequeno da raça, principalmente do Lulu da Pomerânia mini, seu físico é um pouco frágil. No entanto, a raça é bastante saudável e não costuma ter doenças crônicas. O Lulu da Pomerânia possui ótimo sistema imunológico e isso colabora na alta expectativa de vida.

A fragilidade desses cãezinhos está em seu tamanho reduzido, especialmente na estrutura óssea e é algo que merece atenção. Pequenos acidentes domésticos, como quedas e escorregões podem machucar seu cachorro. O desvio de patela é um dos resultados mais comuns. Acontece quando as articulações da região do joelho desencaixam, causando muita dor no animalzinho.

Como evitar acidentes? Apesar de ser difícil controlar pulos, corridas e escorregões em um cãozinho tão alegre, existem algumas formas de reduzir os riscos. A escada para cachorro é um ótimo acessório para auxiliar seu cãozinho na hora de subir e descer da cama e do sofá. Aposte em tapetes caso o piso seja muito liso e use portões para cachorro na proteção das escadas.

Além de evitar acidentes domésticos, existem outros cuidados que você deve ter com a saúde e o bem-estar do seu Lulu da Pomerânia.

 

Vacinação anual

 

Cães adultos devem receber vacinas todos os anos para evitar doenças graves. As vacinas V10 ou V8 protegem seu Lulu da Pomerânia contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades. Outra vacina importante é a Antirrábica, que imuniza seu cãozinho contra a Raiva. Além de grave, essa doença pode ser transmitida para humanos.

Ainda existem outras vacinas para verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do seu cãozinho em risco. Consulte seu médico veterinário de confiança para a indicação do melhor protocolo de imunização

Entenda porque a vacinar seu cãozinho todos os anos é tão importante.

 

Vermífugos e antipulgas

 

Além das vacinas, outros cuidados periódicos com a saúde do seu cãozinho devem receber a sua atenção. Os vermífugos eliminam vermes que são contraídos na rua, nos alimentos e até dentro de casa. Sua administração varia de acordo com o tipo do medicamento e a frequência com que seu cãozinho sai de casa. Consulte seu médico veterinário para definir qual o período, a dosagem e o vermífugo ideal para seu Lulu.

A administração dos antipulgas e anticarrapatos também é variada. Existem coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais para livrar seu cãozinho de pulgas, carrapatos e mosquitos. Converse sempre com um médico veterinário e escolha a opção que mais combina com sua rotina. O importante é manter seu Lulu da Pomerânia sempre protegido. Além do incômodo da coceira, esses parasitas podem ocasionar diversas doenças graves. Não vale a pena arriscar!

 

Cuidados com os filhotes

 

Ter um filhotinho em casa é uma alegria, mas também exige muitos cuidados. Quando filhotes, os cães precisam receber vacinas em um protocolo diferenciado dos adultos. Veja abaixo a orientação:

45 dias de vida: primeira dose da vacina V10 ou V8

Entre 81 e 90 dias de vida: segunda dose da V10 ou V8

Entre 112 e 121 dias de vida: terceira dose da V10 ou V8 e a dose única de Antirrábica

Atenção! Apenas após 10 dias da última dose das vacinas, o cãozinho pode passear na rua em segurança

Além da imunização, seu filhote de Lulu da Pomerânia precisará de medicamentos para parasitas. Use apenas vermífugos e antipulgas para filhotes indicados por seu veterinário de confiança.

 

O que você vai precisar para cuidar do seu filhote de Spitz Alemão?

 

caminha ou colchonete;
cobertores e almofadas;
comedouro e bebedouro;
coleira, placa de identificação e guia para os passeios;
caixa ou bolsa de transporte;
tapete higiênico e produtos de limpeza adequados ao uso veterinário;
ração para cachorro e petiscos;
escova para desembaraçar e remover pelos mortos;
brinquedos.