A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade mater da cinofilia nacional.

Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede no Rio de Janeiro. É a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do Globo. A CBKC também possui convênios com os Clubes AKC (EUA), CKC (Canadá), The Kennel Club (Inglaterra) e ANKC (Austrália).
Entre as suas principais atribuições, estão as de dirigir a cinofilia nacional, através das federações e entidades assemelhadas; instalar e manter o serviço de registro genealógico de cães de raça pura, fornecendo os respectivos certificados; manter relações com as entidades cinófilas internacionais; estimular e orientar a cinofilia nacional, por meio de convênios e intercâmbios; entre outros.

Atualmente, o Brasil está no quinto lugar no ranking dos países que mais registram cães no sistema da FCI, que conta com mais de 90 países associados. Números que comprovam a qualidade do trabalho desenvolvido, sempre primando pela eficiência, imparcialidade e aprimoramento técnico de seus diretores, funcionários, quadro de árbitros, e demais envolvidos nessa atividade maravilhosa que é a criação de cães de raça pura.

Atualmente, são mais de 80 clubes afiliados à CBKC, estamos presentes em todos os estados da Federação. A CBKC possui também diversos conselhos especializados de raças, tanto os clubes afiliados quanto os especializados contam com total apoio da CBKC na realização de seus eventos, tais como: exposições gerais e especializadas de raças; cursos técnicos, simpósios, entre outros.

CBKC

 

O que é pedigree?

 

Em linhas gerais, pedigree de cachorro é um certificado de origem do cão. É emitido apenas por instituições de cinofilia reconhecidas, como a Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

O documento oficial serve para atestar que um cãozinho é de determinada raça mesmo. Para provar isso, o pedigree apresenta a genealogia do cachorro, declarando quem são seus pais, avós e bisavós. Estes também devem ser de raça pura.

O pedigree costuma ser solicitado principalmente por canis especializados na criação de determinada raça. Uma vez que certifica a pureza da linhagem, o documento valoriza a ninhada e aumenta a credibilidade do criador. Isso porque, para obter a certificação, deve seguir alguns critérios.

Basicamente, isso é o que é o pedigree em cachorro, e para descobrir as funções desse documento de origem, fique conosco!

 

Para que serve o pedigree na prática?

 

Para os canis, o pedigree é uma importante ferramenta para atestar a pureza de linhagem de suas ninhadas. O documento também dá mais credibilidade ao criador, à medida que, para obtê-lo, é preciso respeitar uma série de regras. Com destaque para evitar os cruzamentos consanguíneos.

Também para quem planeja cruzar o pet no futuro, o documento é necessário para conseguir o pedigree dos filhotes da ninhada. Pode ser solicitado pela outra parte interessada no cruzamento, a fim de se certificar-se da pureza da linhagem do seu amigo de quatro patas.

Lembrando que, no Brasil, o comércio ilegal de filhotes é crime. Não caia nessa! Por isso, é importante saber o que significa cachorro com pedigree!

Já para quem vai adquirir um cachorro, o pedigree é a única maneira de o adotante ter certeza de que o pet pertence mesmo a determinada raça. Ele também é um importante indicativo de que se trata de um criador sério e responsável, ainda que não seja uma certeza. Na dúvida, procure visitar o canil antes da compra ou adoção.

 

Cães sem pedigree podem ser considerados cães de raça?

 

Sem a genealogia de um cachorro é impossível ter certeza de que não houve nenhuma mistura no cruzamento de seus ascendentes. Por mais que ele tenha a aparência muito semelhante à de um outro cãozinho de determinada raça, com certificado de origem.

Isso ocorre pois o cruzamento entre cães de diferentes raças não segue um padrão. Ao cruzar um maltês com um poodle, pode ser que alguns filhotes da ninhada sejam muito mais parecidos com uma raça do que com outra.

Portanto, para todos os efeitos, cães sem pedigree podem ser considerados SRDs (sem raça definida), uma vez que não é possível ter certeza da origem deles.

 

É importante tirar o pedigree do cachorro?

 

Como já dissemos, ao adquirir ou adotar um cão de raça, o pedigree é um dos indicativos de que você está lidando com um canil sério e profissional. Porém, se você já comprou um cãozinho sem o certificado, em geral não vale a pena correr atrás do documento.

Afinal, não é preciso provar para ninguém que o seu amigo é de raça pura. E nós sabemos como isso não interfere em nada no amor que sentimos por esses pets. É importante destacar também que o documento não é necessário ou solicitado em viagens.